30 de julho de 2014

Quem é você, Alasca? - John Green

Primeiro tenho que dizer que a vontade de ler esse livro foi por ter me apaixonado pela história de "A culpa é das estrelas". Claro, que tudo é culpa do John Green, que entrou no coração de muita gente sem querer. Segundo, eu tenho que agradecer ao meu namorado que me deu de presente tanto "Quem é você, Alasca?" como "O teorema Katherine", obrigada amor!


Então, "Quem é você, Alasca?" é o primeiro romance escrito pro John Green e conta a história de Miles Halter, um adolescente que possui um hobby meio estranho. Ele coleciona últimas palavras de pessoas famosas e anônimas. Miles, resolve se mudar para uma escola interna no Alabama (Culver Creek), pois sua vida na Flórida é sem graça e sem amigos. A mudança é devido a sua procura pelo que o poeta François Rabelais quando estava à beira da morte, chamou de o "grande talvez". 

Nesta escola, ele faz amizade de cara com Chip, mais conhecido como Coronel, que o apresenta para Alasca e Takumi. Alasca é uma garota muito imprevisível e enigmática que também procura apenas uma coisa: "como sair deste labirinto?". Gordo, apelido que o Coronel dá a Miles, e Alasca são completamente o oposto um do outro, e lógico que Miles se apaixona por ela.


O livro, de uma certa forma, quer nos passar a ideia de que temos que ir atrás de nossos ideais e princípios, no caso em busca do grande talvez, mas dependendo da maneira que agimos há consequências. Ele é divido em duas partes, o "antes" e o "depois" de um acontecimento marcante que muda completamente o rumo da busca de Miles.


Típico de John Green, a linguagem do livro é informal, tranquila de ler, com palavrões e gírias. O mais legal de tudo é que ele não escreveu apenas uma história de adolescentes como outra qualquer, ele foi muito inteligente, tanto quanto em "A culpa é das estrelas". É uma história envolvente, que ao começar a ler não quis parar mais, e foi em menos de um mês que terminei a leitura.

Tenho que dizer que em certos momentos a gente não entende a maneira que as coisas acontecem, chegando a ter sentimentos confusos em relação aos personagens, mas eu acredito que nem toda obra é feita só de mocinhos bonzinhos que irão sempre agradar, e finais felizes para sempre, então sempre terão situações e atitudes que gostaríamos que fossem diferentes. E uma dica: não fiquem procurando "A culpa das estrelas" em outros livros do autor, pois cada um tem sua história, mesmo sendo semelhantes em alguns casos.

No momento estou lendo "Doidas e santas" da Martha Medeiros e assim que acabar vou ler "O teorema Katherine". O que vocês andam lendo? Beijinhos!! 

4 comentários:

  1. Adorei! Me deixou com mais vontade de ler este livro. Eu estou lendo "O guardião" do Nicholas Sparks. :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te empresto se quiseres :D Queria ler todos os livros do Nicholas Sparks! hehe

      Beijinho

      Excluir
  2. Lucas Juliano31 julho, 2014

    De nada linda.. hhahaha

    ResponderExcluir
  3. Bom demais, queremos filmes!!! <333

    ResponderExcluir