13 de setembro de 2014

Correr ou morrer - Maze Runner (James Dashner)


Maze Runner é uma saga de muito sucesso, escrita por James Dashner em 2009, e que daqui alguns dias estreia a história do primeiro livro no cinema. Quando vi o trailer do filme fiquei muito a fim de ler os livros e fiquei enrolando pensando se devia comprar ou não. Decidi que ia comprar o "Correr ou morrer" e depois comprava aos poucos o resto, pois eu precisava ler o livro primeiro antes de assistir o filme. Uma vez tive a experiência de ver o filme primeiro e me arrependi, não conseguia terminar o livro de jeito nenhum, lia me arrastando, então descartei a hipótese de fazer isso novamente.


"Correr ou morrer" conta a história de Thomas, um garoto de 16 anos que acorda dentro de uma caixa metálica que está subindo como um elevador e ao chegar no seu destino encontra outros tantos garotos com a idade aproximada da sua. Thomas sabe apenas o seu nome e mais nada, sua memória está totalmente apagada e não faz ideia de como chegou ali. O local chamado de "clareira" é cercado de muros enormes formando um labirinto.

Thomas, totalmente intrigado começa a fazer muitas perguntas sem obter respostas. Ao longo da história ele vai fazendo novos amigos que explicam aos poucos como é a vida na clareira. Ele fica sabendo que todo mês um novo garoto chega pelo mesmo elevador que ele e que todas as manhãs as portas do labirinto se abrem e todas as noites se fecham. Também descobre que há um grupo chamado de "corredores" que saem para explorar o labirinto, a fim de descobrir o jeito de sair dali, já que ninguém sabe o propósito de estarem nesse lugar tendo que fazer de tudo para sobreviver. Só é permitida a entrada dos "corredores" no labirinto e pela manhã, pois a noite habita um monstro metade animal metade máquina que eles chamam de "verdugos" que atacam e matam aqueles que estão em busca da saída. Ao terminar a busca, os garotos (corredores) voltam para uma sala onde projetam um mapa do que lembrarem e anotaram durante o dia no labirinto.

Tudo passa a mudar com a chegada de uma garota que trás consigo uma mensagem. A rotina dos clareanos muda completamente e eles cada vez mais querem desvendar os mistérios e arranjar um jeito de sair daquele lugar. Thomas acredita no potencial que tem para se tornar um "corredor" e vai em busca disso para ajudar na fuga.


Eu já conhecia toda essa história inicial e não via a hora em que fosse chegar na parte em que tudo ia mudar. Eu não fazia ideia do que estava por vir, mas pensava até quando esses personagens iam ter que passar por tudo isso. Acho que Thomas e o resto dos personagens ainda vão passar por muitos sofrimentos e confusões até a história terminar e eu vou ficar torcendo pra que tudo dê certo!

O legal do livro é que trás também uma mensagem sentimentalista em relação às pessoas que Thomas gosta, pois ele queria protegê-los a todo custo como se eles se conhecessem há anos. É interessante ver como os personagem se identificam em tão pouco tempo, como na vida real. O mais louco de tudo é que é muito difícil de imaginar as coisas, mesmo eu que já vi o trailer e sei mais ou menos como é que trouxeram pro cinema. Quem pega o livro sem saber do que se trata, deve pensar em coisas bem hilárias e totalmente diferentes.

Só posso concluir que o livro é ótimo! A tensão a cada capítulo chega a ser boa, é difícil parar de ler, a gente acaba sempre querendo mais. Eu to bem ansiosa pelo filme, quero saber o quão fiel vai ser e já to louca pra comprar o próximo livro. 

Esse tipo de distopia difere um pouco do que está em alta por aí como Jogos Vorazes e Divergente, e esse seu diferencial faz com que tenha tanto sucesso. Deixo claro que é uma história de pura ficção e que o romance não se encontra nesse livro, porém não sei nos outros.

Gostaram da resenha? Alguém já leu?
Beijos :*

4 comentários:

  1. Depois de ler a sua resenha eu quero ler o livro! Já queria ver o filme, o trailer ficou bem legal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, fico feliz! Corre pq o filme estreia dia 18 agora.

      :*

      Excluir
  2. Nunca li esse, mas estou adorando ler resenhas de livros que não conheço, já que estou numa fase boa de leitura... :)

    Já agradeci lá no face, mas venho aqui também: obrigada por ter me add no seu blogroll, você é uma fofa e querida.

    Bjs.
    www.feufolandia.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é ótimo, super recomendo!

      Não precisa agradecer, tu que é uma fofa que me faz visitar o teu blog todos os dias!

      :*

      Excluir