18 de agosto de 2014

O teorema Katherine - John Green

Sim, mais uma resenha do querido John Green. Tenho que dizer pra vocês que eu sou mais uma daquelas pessoas que querem ler todos os livros dele e agora só falta o "Cidades de Papel". \o/


"O teorema Katherine" conta a história de Colin, um garoto prodígio que é aficionado por anagramas e por Katherines, sim Katherines, com a grafia exatamente como esta. Colin teve no total 19 relacionamentos com Katherines e todas terminaram com ele. Sua atração por elas se deve ao padrão que ele procura, já que o mesmo quer se tornar um gênio para ser eternamente lembrado. 

Após o término do último relacionamento, Colin e Hassan, seu melhor amigo, partem para uma viagem de carro (chamado por eles de Rebecão de Satã) sem destino, porém acabam ficando na sua primeira parada no Tennessee, em uma cidade chamada Gutshot onde acabam conhecendo Lindsey, sua mãe (Holly) e alguns amigos, e suas vidas mudam completamente.

Os dois acabam conseguindo emprego e ficando por lá durante algum tempo, e no tempo vago Colin passa a estudar um teorema utilizando muita matemática para prever o rumo dos relacionamentos. Ele da o nome de Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines, onde ele começa testando com os seus 19 pés na bunda. Esse teorema tem como objetivo atingir o momento eureca de sua vida, que levaria ele a se tornar um gênio - já que gênio é a definição da criação de algo - e também tentar conquistar novamente o coração da amada.


Eu achei esse livro muito engraçado, várias vezes me via rindo das brincadeiras e ironias de Hassan, que lógico foi meu personagem favorito. Sempre que Colin se lamentava por causa da K-19 eu achava um saco, mesmo que seja entendível o seu sofrimento eu achava muito dramático, pois acredito que depois de 19 relacionamentos em que todos ele era o "Terminado" - como se intitulava - ele já deveria estar preparado para o que viesse. Por esse motivo Colin não foi elegido como meu preferido, apesar de haver momentos em que estava com Lindsey que ele era bem querido!


A parte que trás a matemática no livro, se torna um pouco chata, mas nada que atrapalhe a leitura. Lá pela página 100 o autor explica que adiante não teria mais matemática por se tornar exaustivo. Green também explica que nunca foi fã de matemática e que pediu ajuda para um especialista na área para criar o teorema do livro.

Eu gostei bastante do livro, a leitura é bem fluida e mostra como as coisas se tornam quando saímos da nossa zona de conforto e que realmente precisamos desse momento, pois quando estamos na zona de conforto não enxergamos o que pode estar nos prejudicando e nos impedindo de ir além. Confesso que eu esperava coisas diferentes no livro, pensei que no decorrer da leitura iria haver a explição dos relacionamentos dele com cada Katherine, mas isso ocorreu de forma rápida e pareceu que foi inventado de qualquer jeito, mas fora isso nada que me arrependa.

Graças as minhas queridas férias eu li o livro em apenas 6 dias. Antes de dormir era a hora que eu mais conseguia ler e me empolgava bastante. Eu recomendo o livro pra quem gosta do autor, e se você procura um livro para chorar esse não é o indicado!

Estou impressionada com a inteligência de John Green e criatividade pra criar personagens que dão saudade ao acabar a leitura! Estou amando!

''Em todo lugar o homem culpa a natureza e o destino, embora seu destino seja nada mais que o eco de seu caráter e suas paixões, seus erros e suas fraquezas.''

Gostaram? Quem mais curte John Green? Beijoss 

Nenhum comentário:

Postar um comentário